quarta-feira, 27 de julho de 2011

Faixa Viva: a campanha

Segurança e respeito no trânsito são os principais valores incentivados nesta campanha. 

O Brasil deseja reduzir, até 2020, o número de mortes no trânsito.  
Uma das estratégias da cidade de Santos para ajudar o Brasil a alcançar este objetivo é a campanha "Faixa Viva".


A campanha "Faixa Viva" incentiva os pedestres a estenderem a mão antes de atravessar uma faixa sem semáforo, esperar os motoristas pararem para então atravessar em segurança. Já o motorista, caso perceba que é seguro, deve parar e dar prioridade para o pedestre passar. 

Para saber mais: Faixa Viva 

Reportagens: Santos adere ao pacto pela redução de acidentes de trânsito 

Veja um vídeo sobre a campanha:  


Veja também:
Relatos de alunos que experimentaram esta ideia: Pé na faixa e braço estendido.  

Mas e você? Respeita a Faixa Viva? 

Sua opinião é importante!


Amanda e Carol (7°B)

20 comentários:

Acho muito importante essa lei sendo cumprida pelos motoristas, pois com o ''saber conviver'' da sociedade, daremos um grande passo para um mundo melhor.
Igor Freeman 8ºb

Eu respeito e acho que todos também deveriam. Além de ser uma campanha que ajuda a vida dos pedestres, eu acho que também mudaria a atenção dos motoristas.

Vinícius 7° B

Se essa lei for comprida do jeito que ela é, ela tem de tudo para ajudar as pessoas na travessia da rua e ter um bom convívio do motorista e do pedestre, e eu estava vendo na televisão de que o motorista não tem obrigação de parar quando um pedestre estende á mão a travessia, ele só deve parar quando ele achar seguro e de preferencia sem um carro atrás dele, pois pode haver uma colisão entre um carro e outro. Enfim, eu achei muito bom esse post e ele ficou legal porque ele está resumindo, assim não deixando o leitor se entediar e parar de ler o post.Na minha opinião ele ficou muito bem explicado e escrito. LUIZ FELIPE 8°B NÚMERO:12

Bom, na minha opinião essa lei é muito importante para ambos os lados sendo ele do motorista ou o do pedestre :

Motorista : Ajuda a adquirir mais atenção ao dirigir, fazendo com que o número de acidentes abaixe consideravelmente

Pedestres : Faz com que agilize a passagem de pedestres, e consequentemente o trânsito flui melhor. Além de beneficiar de várias outras maneiras a população.

É uma ótima ideia que já vem sendo usada em outras cidades do Brasil como em Brasília, e por lá essa "velha lei" é respeitada por todos, tanto pedestres como motoristas.
Mais se em Brasília deu certo, por quê em Santos pode dar errado?
Bem acho que vai de pessoa para pessoa e de educação para educação!

Xau!
Bjs
Maitê 7ºB

Acho que essa Campanha deveria mudar a reação dos motoristas, fazendo-os respeitar a faixa de pedestres, até mesmo os pedestres, para acabar com os atropelamentos frequentes em que ocorrem muitas vezes mortes. Conheço uma pessoa que também foi alvo desses atropelamentos mesmo usando a Faixa viva, isso foi na Praia em que o a vítima só pôs o braço sinalizando e correu, não esperou os carros pararem então também acho que algumas pessoas tem que respeitar os carros também.

Obrigado =D

Raphael Khaled 8ºB

Estou gostando dos comentários, pessoal!
Super beijo!

Tomara que está lei de certo em nossa cidade, porque se der certo, Santos poderá até ser uma das melhores cidades do mundo pois tudo nós já temos, falta apenas um detalhe, a Educação do povo.
Maurício. 7ºB

Se essa lei der certo em nossa cidade, iria reduzir o numero de acidentes de trânsitos com pedestres muito, porque muitas vezes o pedestre atravessa sem olhar e o carro não vê e atropela a pessoa,o a campana faixa viva, os carros terão que parar quando o pedestre estender a mão e assim evitar de atropelar a pessoa.
Felipe - número 5 - 8ºB

Seria bom se as pessoas respeitassem a lei,pois eu a Thays e Carol estendemos o braço na rua Euclides da Cunha e ninguém parou, pelo ao contrário até xingaram a gente.
Marianna nº13

Se todas as pessoas respeitassem esta nova lei da faixa viva evitaria menos acidentes para a cidade de Santos.Mas acontece que nem todas pessoas respeitam principalmente os motoqueiros da cidade, que vem com toda velocidade do mundo parecendo ate que estão numa corrida.Mas nem sempre eles iram para de vez,pois senão os carros ou as motos poderão bater no fundo do carro.
Matheus Santana
Nª15 8ªB

Ao que parece, esta lei não está dando muito certo. Se bem, que se formos pensar, essa lei já é "velha", pois em qualquer munícipio do interior, os carros, bicicletas e motos param para você passar. Santos se tornou uma cidade caótica, e o único jeito de que todos os motoristas aceitarem a lei, seria com uma "multa", ou guardas de travessia, que existem há decadas nos países da América do Norte. Além da lei, eles deveriam implantar mais meios para a segurança do pedestre, como Motovias(existentes em SV) e passagem de pedestres ao centro da Rua.
Giulia Lima-nº8-8ºAno B

Acho muito legal terem criado essa lei , pena que muitas pessoas n respeitem os pedestres, poderiam pelo menos tentar.

Acho que a campanha não está adiantando de nada. Muitos motoristas com isso quero dizer pelo menos 85% deles, ainda não param para aquelas pessoas que ‘’estendem a mão’’ para atravessa a rua em áreas que possuem faixa de pedestre e estão sem a sinalização com isso quero dizer semáforo.
Para começar, em minha opinião todas as ruas e bairros deveriam ter uma sinalização adequada, com tal cuidado, não teriam de aplicar esta lei, que já é de muitos anos atrás. Se houvesse uma sinalização adequada, todo esse dinheiro que foi gasto com essa nova campanha em panfletos, anúncios, comerciais, etc... poderia ser gasto de outra forma, beneficiando ainda mais a sociedade.
Eu sou Gustavo e peço com toda humildade que um ser-humano pode ter. Por favor, motoristas e pedestres, tenham cuidado no trânsito. Obrigado.

Vejam as observações que o Gustavo enviou por e-mail algum tempo atrás:

1 – Faça a travessia sempre em faixa de segurança;
2 – Jamais atravesse atrás de um ônibus ou outro veículo, pois quem vem atrás não pode lhe visualizar;
3 – Nunca atravesse a rua correndo, e nem faça brincadeiras durante a travessia;
4 – A noite ou em dias chuvosos, procure usar roupas claras;
5 – Sempre agredeça o motorista quando ele parar para você realizar a travessia;
6 – Nunca desrespeite o motorista;

eu gostei muito,dessa lei porque ela esta ajudando muitas pessoas nessa questão do transito

Esta campanha está um pouco devagar em Santos, para não dizer que está quase parada. O governo municipal tem que divulgar mais, através da TV, etc.

Boa Matéria

Vitor Porto

Acho que sem a campanha as pessoas não teriam conhecimento e essa lei faria até 100 anos e mesmo assim ninguém a conheceria!!

Acho que é muito importante eles terem resgatado essa lei. Mesmo essa lei já ter sido criada há muito tempo, esse campanha ajudou muito.
Helena

A lei é muito boa,mas tem gente q faz o sinal errado,ou fora da faixa e como já aconteceu com a minha mãe a pessoa faz o sinal bem do lado do carro,muitas vezes não dá para ver ou parar!

Postar um comentário

Twitter Facebook More