domingo, 25 de setembro de 2011

Medicamentos vencidos

Nós usamos muitos remédios por dia/mês/ano e sempre temos o nosso kit aonde se encontram vários outros medicamentos guardados para serem usados em caso de “emergência” ou, muitas vezes, nós usamos os medicamentos e sempre sobra um pouco do remédio que é jogado no lixo ou no vaso sanitário, não é?


O uso deles é necessário em razão da saúde, mas normalmente não temos como economizar e diminuir a quantidade de medicamentos na embalagem ao comprá-los.


Entretanto, se esses medicamentos não forem despejados de forma correta no meio ambiente serão vários os danos causados á natureza, como por exemplo a contaminação do solo, da água, sem esquecer dos catadores de lixo que podem se contaminar entrando em contato com as substâncias químicas dos remédios.



O certo seria encaminhar o medicamento para um descarte correto, como em farmácias por exemplo.
Se não existe um ponto de coleta de medicamentos no seu município e seu remédio for homeopático é só ler abaixo para poder jogá-lo fora sem agredir o meio ambiente:


Medicamentos homeopáticos líquidos:: Podem ser misturados com água fervente e descartados no vaso sanitário ou na pia.

Glóbulos homeopáticos: Podem ser diluídos em água fervente e descartados em vaso sanitário ou pia.

Para entender um pouco mais sobre o descarte de remédios assista a este vídeo:



Vocês já sabiam como descartar remédios antes deste post?



Em Santos a Droga Raia, na Conselheiro Nébias, descarta corretamente medicamentos vencidos.

Comentem!!!

Luana e Maitê

6 comentários:

Essa iniciativa não é de agora! Desde meados de 2002, a empresa VR(ou SmartNet ou Sodexo) recolhe medicamentos. As sedes se localizam em São Paulo e em Barueri, mas os medicamento podem ser encaminhados á trabalhadores de lá que moram aqui(como meu pai). Nos EUA, eles tomam água da torneira, que vem do Rio São Francisco. O mais comum é que eles peçam um copo de água da torneira do que uma garrafa de água mineral. Mas, em 2009, o descarte incorreto de remédios no rio SF, adoeceu em média 200 pessoas da cidade. Um atentado á saúde humana! Por isso, devemos ter cuidado com o descarte!
beijo,
giu l. 8ºB

Uau, Giulia! Muito bem antenada! Parabéns!

Eu adorei a postagem, agora está estou mais alerta com os medicamentos.

Também tem o perigo das seringas mal descartadas, que em todos os casos ela deve ser separada do lixo comum, assim evita infeções contaminação dos lixeiros.

é muito legal que as pessoas estão tendo consciência das coisas que fazem mal, tanto para nós quanto para o meio ambiente, e recolhendo corretamente não prejudicará ninguém, assim como a coleta de óleo vegetal e lixo eletrônico!!

Achei muito interessante as pessoas ajudando a conscientizar as outras. Isso é bom para todos.

Postar um comentário

Twitter Facebook More